sexta-feira, 16 de março de 2012

Atividade Física regular no controle do peso corporal

Tornar-se fisicamente ativo pode faze-lo reduzir o risco de doenças crônicas, melhorar seu humor, ter mais energia, além de ajudar a atingir e manter o peso corporal ideal.
O excesso de peso e a obesidade constituem um dos problemas mais sérios tanto dos países ricos quanto dos países emergentes. Os problemas derivados direta ou indiretamente da obesidade são responsáveis por uma significativa percentagem de mortes.
O sobrepeso é definido como o peso corporal que excede o peso normal ou padrão de uma determinada pessoa, baseando-se na sua altura e constituição física.
Através do cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura. 
Este calculo é feito individualmente. Não existe um padrão a ser seguido.

Para saber o seu IMC, basta dividir o seu peso corporal atual sobre sua altura ao quadrado e o resultado é comparado com uma tabela que indica o grau de obesidade do indivíduo:



De que forma a atividade física pode ajudar a controlar o seu peso?
Ao utilizar as calorias em excesso que de outra forma seriam armazenadas como gordura. A maioria dos alimentos que você ingere contém calorias, e tudo que você faz utiliza calorias, incluindo dormir, respirar e digerir a comida. Equilibrar as calorias que você ingere com as que usa através da atividade física o ajudará a atingir e manter um peso saudável.

Quanto tempo de atividade física por dia eu preciso fazer para poder ter estes benefícios?
Pelo menos 30 minutos, todos os dias ou na maioria deles. Se você for sedentário (pessoa em estado inativo de atividade física) por muito tempo comece devagar e exercite-se por até 30 minutos por dia num ritmo que seja confortável. Caso não seja capaz de fazer exercícios por 30 minutos de uma vez, acumule atividades físicas durante o curso do dia em sessões de 10-15 minutos. 
Já, se já for praticante de atividade física há algum tempo, precisará aumentar o tempo e intensidade dos exercícios para que haja novos resultados.
 
Procure o Professor de Educação Física da Unidade de Saúde e Comece já!!!

Fumar não faz parte da sua natureza

Esta semana aconteceu a segunda Reunião do novo grupo de tabagismo da Unidade CSF Samuel Penha Valle.
Na reunião foi ensinado aos participantes alguns exercícios de respiração e relaxamento para que pudessem fazer no seu dia-a-dia, além de conscientiza-los da importância da atividade física juntamento ao seu tratamento contra o tabagismo. 
O fumo dificulta o processo respiratório e isso depende diretamente do número de cigarros  ao dia e do tempo em anos de tabagismo. Quanto mais cigarros e mais tempo de duração do vício, maior o risco de problemas cardiopulmonares futuros.
Há uma diminuição do muco do sistema respiratório. Essa substância protege o organismo contra agentes infecciosos como bactérias, vírus e partículas suspensas no ar poluído. Além disso, pode levar ao endurecimento de vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial e consequentemente conduzir ao surgimento de ateroscleroses, que são placas de gordura que aparecem nas paredes de artérias e veias.
Praticar atividade física não pode compensar os danos causados pelo tabagismo, mas pode ser uma importante ferramenta no processo de controle do fumo e na melhora da qualidade de vida do fumante.
Durante a Reunião
Intruções dos exercícios no manual do usuário




Momento final da reunião em que todos deixam uma palavra de apoio para a semana


sábado, 10 de março de 2012

Semana da Mulher - 4

Encerrado a semana da Mulher, a Clínica da Família Samuel Penha Valle convidou as mulheres à participar de um "Dia de Beleza".










No local foram colocados cartazes informativos com os temas: Hepatite B e C (transmissão na gestação e parto), Importância do teste de Aids, Cuidados na gravidez, Direitos da mulher e cartazes com homenagens.
A ACS Tatiane Abreu deu uma palestra sobre as conquistas e evolução das mulheres e a Assistente Social Lindauria Nazaré falou sobre a violência doméstica, seguido de vídeos sobre o assunto e alguns vídeos também de homenagens.












Aconteceu um café da manhã para a confraternização de todas as mulheres.










As participantes ganharam Vales: Baby lise, chapinha e escova  e manicure para poder organizar o evento. e também diploma de participação juntamente com um kit-lembrança, contendo nele bombons, amostra de cosméticos, e a lixa de unha que foi usado para quem fez as unhas, sendo conversado com elas a importância da individualidade dos seus utensílios de manicure para a prevenção de doenças.









Tivemos foto maluca que foi pura diversão!!!!





















Todas saíram satisfeitas por poderem participar do evento e por serem presenteadas com esse dia, conseguindo realçar ainda mais sua beleza.
O evento foi organizado por: Alana Alves (ACS), Camila Crêspo (Professora de Educação Física), Isabel Cristina (ACS), Kerolen Santos(ACS), Lindauria Nazaré (Assistente Social), Michelle Oliveira(ACS) e Tatiane Abreu (ACS.
Mulher cuidando de Mulher!!!!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Semana da Mulher - 3

Hoje, o Dia Internacional da Mulher, foi mais um dia de homenagem a este grande ser, na unidade CMS Cesário de Melo.

Foram convidadas todas as mulheres presentes na unidade para que pudessem participar da homenagem.
O grupo de ginástica da Academia Carioca de Saúde, se apresentou cantando a música "Mulher" de Erasmo Carlos.











Após, houve a apresentação de um teatro sobre a violência doméstica, encenado pelas Auxiliares Administrativas Jurema e Rita, tendo em seguida mais um música cantada pelo grupo, que foi a "Mulher brasileira" de Benito di Paula.









Encerrada as apresentações, aconteceu um lanche e foram distribuídos balas e lembranças com preservativos para todas que assistiram e que estavam esperando atendimento na unidade. Tudo confeccionado pelo grupo com a organização da Enfermeira Néia.











A organização do evento contou com a participação da enfermeira Néia, que participa de todas as atividades do grupo da Academia Carioca e faz um trabalho super legal de práticas integrativas com o mesmo grupo já há alguns anos. As enfermeiras Salete e Juliana e o ACS Paulo Maurício.






Semana da Mulher - 2

A quarta-feira foi de surpresa para as 41 mulheres presentes, participantes do grupo de ginástica da Academia Carioca da Saúde, da unidade CF Edson Abdalla Saad.
Sem serem avisadas, conforme foram chegando, todas receberam uma rosa vermelha, entregue pelo Auxiliar Administrativo Vinícius, seguido pelos cumprimentos pelo "seu dia".










Foi ministrado pela Enfermeira Bruna uma palestra sobre Saúde da Mulher, abordando os temas : Preventivo, câncer de mama e no colo do útero, menopausa, entre outros. Foram passados alguns vídeos informativos e um de homenagem a Mulher e também distribuídos panfletos informativos. Todas puderam tirar suas dúvidas com a Bruna.



















Encerrando a palestra, todas as mulheres foram convidadas à tomar um café da manhã com música e bate-papo.


















                                                                                    

Semana da Mulher - 1

A nossa semana tem sido bem animada.
Na terça-feira, tivemos, na unidade CMS Cesário de Melo, uma aula só de relaxamento para que nossos usuários, no total de 21 mulheres e 1 homem, pudessem ter um momento para esquecer alguns problemas e pensar em coisas boas.
Durante o relaxamento foi pedido que pensassem em um desejo e quando abriram os olhos, na frente de cada um estava um papel de recado para que escrevessem o seu pedido. Depois, um a um, foram levantando, dizendo o seu pedido em voz alta e colando em nosso mural de desejos.















As alunas, depois da atividade, também ensaiaram a música que iriam apresentar no dia 08/03.




Esse pequeno momento diferente do dia-a-dia foi muito bom para que todos nós, juntos, tivéssemos apenas coisas boas no pensamento.