terça-feira, 5 de março de 2013

Desafio 180

Neste mês demos início a mais um projeto, o Desafio 180...

          DESAFIO 180 é um projeto destinado a pacientes obesos, que terão acompanhamento de uma equipe multiprofissional da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)  durante 180 dias, com o objetivo de diminuir o peso corporal e assim, melhorar a saúde.
          A Equipe é composta por uma Professora de Educação Física, uma Nutricionista voluntária, uma Enfermeira, uma Técnica de Enfermagem, um Psicólogo e Agentes Comunitários de Saúde. 
          O DESAFIO 180 tem como objetivo captar pacientes obesos das Unidades CSF Edson Abdalla Saad, CMS Cesário de Mello, CMS Ruy da Costa Leite, para que estes, através de um acompanhamento multiprofissional, possam mudar seus hábitos de vida, com prática de atividade física regular e reeducação alimentar,para que estes diminuam o peso corporal,  assim como a incidência de doenças crônicas e uso de medicamentos.
          No início do Projeto, todos os pacientes passam por uma consulta com a Enfermeira Maria Salete e exames de rotina. Esta consulta acontecerá também com 90 e 180 dias.
          A professora de Educação Física Camila Crêspo realiza uma avaliação física em todos os pacientes antes de iniciarem o projeto, e também depois que encerrarem os 180 dias.
          Os pacientes também passam pela consulta com a Nutricionista voluntária Simone Ferreira, uma vez por mês.
          Todos farão atividade física com a Professora e os Agentes Comunitários de Saúde,  5 vezes por semana, sendo estas atividades, caminhada, atividade nos aparelhos, alongamento e relaxamento.
          A técnica de Enfermagem Leci  da Silva atenderá frequentemente aqueles que precisarem do acompanhamento do Pé Diabético, assim como o Psicólogo Rodrigo, sendo preciso.



0 comentários:

Postar um comentário