sexta-feira, 16 de março de 2012

Atividade Física regular no controle do peso corporal

Tornar-se fisicamente ativo pode faze-lo reduzir o risco de doenças crônicas, melhorar seu humor, ter mais energia, além de ajudar a atingir e manter o peso corporal ideal.
O excesso de peso e a obesidade constituem um dos problemas mais sérios tanto dos países ricos quanto dos países emergentes. Os problemas derivados direta ou indiretamente da obesidade são responsáveis por uma significativa percentagem de mortes.
O sobrepeso é definido como o peso corporal que excede o peso normal ou padrão de uma determinada pessoa, baseando-se na sua altura e constituição física.
Através do cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura. 
Este calculo é feito individualmente. Não existe um padrão a ser seguido.

Para saber o seu IMC, basta dividir o seu peso corporal atual sobre sua altura ao quadrado e o resultado é comparado com uma tabela que indica o grau de obesidade do indivíduo:



De que forma a atividade física pode ajudar a controlar o seu peso?
Ao utilizar as calorias em excesso que de outra forma seriam armazenadas como gordura. A maioria dos alimentos que você ingere contém calorias, e tudo que você faz utiliza calorias, incluindo dormir, respirar e digerir a comida. Equilibrar as calorias que você ingere com as que usa através da atividade física o ajudará a atingir e manter um peso saudável.

Quanto tempo de atividade física por dia eu preciso fazer para poder ter estes benefícios?
Pelo menos 30 minutos, todos os dias ou na maioria deles. Se você for sedentário (pessoa em estado inativo de atividade física) por muito tempo comece devagar e exercite-se por até 30 minutos por dia num ritmo que seja confortável. Caso não seja capaz de fazer exercícios por 30 minutos de uma vez, acumule atividades físicas durante o curso do dia em sessões de 10-15 minutos. 
Já, se já for praticante de atividade física há algum tempo, precisará aumentar o tempo e intensidade dos exercícios para que haja novos resultados.
 
Procure o Professor de Educação Física da Unidade de Saúde e Comece já!!!

0 comentários:

Postar um comentário