sexta-feira, 16 de março de 2012

Fumar não faz parte da sua natureza

Esta semana aconteceu a segunda Reunião do novo grupo de tabagismo da Unidade CSF Samuel Penha Valle.
Na reunião foi ensinado aos participantes alguns exercícios de respiração e relaxamento para que pudessem fazer no seu dia-a-dia, além de conscientiza-los da importância da atividade física juntamento ao seu tratamento contra o tabagismo. 
O fumo dificulta o processo respiratório e isso depende diretamente do número de cigarros  ao dia e do tempo em anos de tabagismo. Quanto mais cigarros e mais tempo de duração do vício, maior o risco de problemas cardiopulmonares futuros.
Há uma diminuição do muco do sistema respiratório. Essa substância protege o organismo contra agentes infecciosos como bactérias, vírus e partículas suspensas no ar poluído. Além disso, pode levar ao endurecimento de vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial e consequentemente conduzir ao surgimento de ateroscleroses, que são placas de gordura que aparecem nas paredes de artérias e veias.
Praticar atividade física não pode compensar os danos causados pelo tabagismo, mas pode ser uma importante ferramenta no processo de controle do fumo e na melhora da qualidade de vida do fumante.
Durante a Reunião
Intruções dos exercícios no manual do usuário




Momento final da reunião em que todos deixam uma palavra de apoio para a semana


0 comentários:

Postar um comentário