quarta-feira, 7 de março de 2012

Semana da Mulher

Em comemoração ao dia Internacional da Mulher(08 de Março), estão ocorrendo durante a semana alguns eventos nas unidades C.F Edson Abdalla Saad, C.F Samuel Penha Vale e C.M.S Cesário de Mello. Aos poucos colocarei as fotos e a descrição de cada evento.

Um assunto muito importante, que infelizmente temos que orientar nossas usuárias, é a VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.




Abaixo colocarei alguns dados das principais pesquisas realizadas sobre a violência doméstica.

Seis em cada 10 brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de violência doméstica.
- Machismo (46%) e alcoolismo (31%) são apontados como principais fatores que contribuem para a violência.
- 94% conhecem a Lei Maria da Penha, mas apenas 13% sabem seu conteúdo.
A maioria das pessoas (60%) pensa que, ao ser denunciado, o agressor vai preso.
-
52% acham que juízes e policiais desqualificam o problema. Esses são alguns dos achados da Pesquisa Percepções sobre a Violência Doméstica contra a Mulher no Brasil, realizada pelo Instituto Avon / Ipsos entre 31 de janeiro a 10 de fevereiro de 2011.

91% dos homens dizem  considerar que “bater em mulher é errado em qualquer situação”. - Uma em cada cinco mulheres consideram já ter sofrido alguma vez “algum tipo de violência de parte de algum homem, conhecido ou desconhecido”. - O parceiro (marido ou namorado) é o responsável por mais 80% dos casos reportados. - Cerca de seis em cada sete mulheres (84%) e homens (85%) já ouviram falar da Lei Maria da Penha e cerca de quatro em cada cinco (78% e 80% respectivamente) têm uma percepção positiva da mesma.
A Pesquisa Mulheres Brasileiras nos Espaços Público e Privado foi realizada em 2010 pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o SESC.

O medo continua sendo a razão principal (68%) para evitar a denúncia dos agressores. Em 66% dos casos, os responsáveis pelas agressões foram os maridos ou companheiros.
- 66% das brasileiras acham que a violência doméstica e familiar contra as mulheres aumentou, mas 60% acreditam que a proteção contra este tipo de agressão melhorou após a criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006)
Realizado em 2011, o levantamento indica que o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha cresceu nos últimos dois anos: 98% disseram já ter ouvido falar na lei, contra 83% em 2009. 



DENUNCIE. O Ligue 180, Central de atendimento à Mulher, registrou, no ano passado, 667.116 ligações , oque é uma média de 1.828 por dia, de acordo com o balanço divulgado no dia 07/02/2012  pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
 


0 comentários:

Postar um comentário